quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um Bom Livro A Gente Nunca Esquece; Mesmo Os Didáticos!

...1983!
estudos sociais proença
Estudos Sociais - Proença - 5a. Série
Este post irá provavelmente apelar à memória de  paranaenses que "fizeram o primário" (ensino fundamental) no início dos anos 80 e talvez tenham tido o prazer de ter estudado a então disciplina de Estudos Sociais, utilizando este excelente livro.
O Sistema Solar
Foi a partir dele que meu interesse pelo cosmo e astronomia floreceu!
Apesar de sua abordagem as vezes soar (aos ouvidos modernos) um tanto estranha (a Via Láctea é chamada de nebulosa, apesar de ao mesmo tempo concluírem que é nossa galáxia) e obviamente, Plutão ainda fazer parte dos então nove planetas.

As ilustrações do sistema solar geravam-me um verdadeiro fascínio! Eu ficava simplesmente plugado nas aulas da Professora Eunice...
Apesar de hoje, após fotos de Urano e Netuno pela sonda Voyager 2 alguns anos mais tarde e com as do Hubble, elas parecerem um tanto puerís (os anéis de Saturno fazem o planeta mais parecer com um disco voador dos filmes de Ed Wood que qualquer outra coisa!)

Um mérito seu raro, é o capítulo abaixo, debatendo a possibilidade (ou não) da existência de Deus(!) Independente da crença de cada um, essa é uma pergunta tão frequentemente feita  quando se estudando cosmologia ou filosofia, por exemplo. E para isso o livro cita São Tomás de Aquino.


Este exemplar em particular adquirí através do excelente site http://www.livronauta.com.br/. Confesso que, comprei meio às cegas, pois a Livraria e Sebo Papirus  em  Curitiba, forneceu na listagem apenas uma breve descrição do título; sem foto. O estado de conservação é superbo! Parece até com a cópia que possuía antes de judiar dela, ainda nas primeiras semanas de aula, em 83!

A entrega foi super rápida e tive uma agradável surpresa ao abrir o pacote e rever a capa tão conhecida depois de não tê-la visto por mais de 20 anos e não mais me recordar como parecia.

Se alguém quiser algum escanemento de uma ou outra página específica, é só pedir que a(s) adicionarei aqui no blog.

É isso aí!


6 comentários:

  1. Lembro-me desse livro, estudei com ele! Saudades, tem como escaneá-lo e postar ele para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "MW", como disse acima, se quiser requisitar o escaneamento de alguma página que lembra vagamente, poderei fazê-lo. Porém, o livro, todo, terá que ficar para um novo projeto, dado o tempo que demanda. Obrigado pela visita e desculpe-me pela resposta tardia!

      Excluir
  2. Boa tarde.
    Alguém lembra dos livros de ciências dessa epóca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver se referindo aos dos autores Samuel Ramos Lago e Valdemar Ens, tenho um desses títulos, doação da coleção particular de minha sogra, se me lembro bem.

      Excluir
    2. Eu tenho várias edições desses autores, da Editora IBEP. Amo esses livros!!!

      Excluir
  3. Por um acaso você já escaneou todo o livro? Se sim, pode me passar uma cópia?

    Eu estudei nos anos 90, nem tinha mais a matéria de Estudos Sociais, e sem internet o único local que eu consegui estudar sobre astronomia foi nesse livro (a minha escola volta e meia deixava um amontoado de livros antigos pra quem quisesse pegar, eu ia sempre com uns 12 pra casa)..

    Enfim, esse livro é muito bom, e é uma das razões de eu gostar de astronomia (a outra é que vi o eclipse solar total de 1994 :)

    ResponderExcluir